O COVID-19 lançou holofotes sobre os profissionais da saúde. O resultado disso é que as portas estão abertas para esses profissionais e hoje a emigração legal para o EUA não é mais um sonho distante, mas sim uma realidade muito próxima.
Isso porque, a grade curricular do Brasil é compatível com o curso universitário do EUA, o que permite que os enfermeiros graduados no Brasil validem seu diploma e, assim, possam trabalhar e residir legalmente no EUA.
Sem dúvida isso é um privilégio, pois não há validação de diplomas para a grande maioria das outras profissões regulamentadas por ordens de classe (a ordem de classe dos enfermeiros é o Board of Nursing).
É bom que se diga que você deve aprender inglês, uma vez que, a depender do Estado, será necessário provar o nível de proficiência da língua. Além disso, será preciso fazer o National Council Licensure Examination e aplicar para a prova de conhecimentos técnicos.
Uma vez habilitado a exercer a profissão, chegou a vez de aplicar para o seu visto de trabalho – isso é fantástico, não é?
Se você quer saber como e onde validar seu diploma, quais documentos que devem ser providenciados ainda estando no Brasil, quais são os formulários a serem preenchidos, valores envolvidos e os requisitos necessários, procure um advogado brasileiro sediado no EUA, regularmente inscrito na Ordem dos Advogados (American Bar Association).
Assim, você não vai encontrar as barreiras da língua, além de ter a certeza de que está sendo orientado por um profissional capacitado.
Dra. Paula Vieira
É advogada brasileira, regularmente inscrita no Flórida Bar – EUA, e colaboradora do blog Legal Internacional.